Caso planeie comprar casa em breve, uma boa opção para equacionar é comprar casas do banco, isto é, comprar uma casa penhorada por um banco. Tratam-se de imóveis que foram penhorados aos seus proprietários por incumprimento bancário. O banco coloca depois as casas penhoradas à venda para reaver os montantes em dívida.

Porque deverá ponderar comprar casas do banco? Normalmente, os preços são mais atrativos, terá mais vantagens a nível do financiamento e poderá encontrar excelentes oportunidades de negócio. 
Fique a conhecer ao pormenor mais vantagens de comprar casas de bancos:
 

1. Casas banco apresentam spreads mais competitivos 


Se não é um especialista em economia, é normal que não esteja acostumado a alguns termos, como o “spread”. Em poucas palavras, o spread é o lucro que o banco vai ter com o empréstimo. No fundo, quanto mais baixo for este valor, melhor para o comprador. Ou seja, terá de pagar menos dinheiro ao banco. 

Normalmente, ao comprar casas de bancos, o spread acaba por ser mais reduzido, já que o banco está interessado em reaver o seu dinheiro rapidamente e quer concretizar este negócio. 

 
floresta IMOBILIÁRIA - Instagram
 

2. Melhores condições para o seu crédito à habitação


Se pensa pedir um crédito à habitação para comprar casa, dificilmente conseguirá um empréstimo que supere 80% do valor do imóvel. Porém, se o imóvel em causa for penhorado pelo banco, poderá conseguir financiamento até 100% do valor da casa, sem ser necessário qualquer valor de entrada.

Por exemplo, se estiver perante um imóvel de 90 mil euros, poderá conseguir o empréstimo de 90 mil euros, sem necessitar de dar um valor de entrada. 
 

3. Isenção de algumas comissões


Sempre que pede um empréstimo ao banco, existe uma série de custos e encargos do processo que precisará de pagar. No caso de um crédito à habitação, podem mesmo chegar aos 10 mil euros. Seja com a comissão de abertura, a avaliação do imóvel, a própria escritura e muitos outros custos que surgem. Comprar casa é um processo realmente dispendioso.
 
No entanto, ao comprar uma casa penhorada pelo banco, a instituição em causa suporta alguns desses custos. Tenha também presente que como a avaliação do imóvel já está realizada, não precisará de pagar a comissão de avaliação. Menos uma despesa a realizar. 

 
casas do banco
 

 

4.​​​​ Prazos mais alargados e opção de “carência de capital"

 
A 1 de abril de 2022 foram implementados novos prazos de crédito à habitação. Para quem tem menos de 30 anos, o prazo máximo passa a ser um crédito a 40 anos. Para quem tem entre 30 e 35 anos apenas dispõe de um crédito a 37 anos. E para quem tenha mais de 35, estabeleceu-se um prazo máximo de 35 anos.

Se optar por comprar casas do banco, a flexibilidade poderá ser muito maior. Existem situações em que poderá conseguir um empréstimo com um prazo de 50 anos! Contudo, saiba que quanto maior o período do empréstimo, mais juros terá de pagar.

Retenha também que, ao comprar casas de bancos, poderá ter uma opção a que chamam de “carência de capital”. Esta possibilidade permite que geralmente nos primeiros 5 anos pague apenas os juros e consequentemente tenha uma prestação mensal menor durante este período. 
 

5. Excelente oportunidade de investimento 

 
Está sempre à procura de novas oportunidades de investimento? Então saiba que existem muitos investidores que andam sempre de olho na venda de casas penhoradas pelos bancos. O investimento imobiliário sempre rendeu imenso. 

Poderá comprar uma casa ao preço da chuva e vender mais tarde, conseguindo uma excelente margem de lucro. Ou então arrendar. Se tiver capital, é uma situação que poderá analisar e ponderar. 

Agora que já sabe tudo sobre as casas para comprar do banco, entre em contacto com a floresta IMOBILIÁRIA. Existem excelentes oportunidades neste mercado que poderá agarrar. Seja para habitação própria ou para investimento. Podemos auxiliá-lo ao longo de todo este processo. 

 
quero vender a minha casa