Existem cada vez mais pessoas interessadas em comprar casas penhoradas devido às imensas vantagens. Desde logo, encontram-se à venda por valores inferiores aos do mercado, os spreads são mais atrativos, bem como as condições para pedir um crédito à habitação.

No entanto, nem tudo é assim tão simples e é importante ter alguns cuidados para perceber se vale ou não a pena comprar casas penhoradas. 

Leia este artigo e descubra os tipos de casas penhoradas que existem, onde as pode encontrar e aprenda ainda a ter alguns cuidados ao longo deste processo.
 

Tipos de casas penhoradas para venda


A penhora de uma casa acontece quando o proprietário não salda a dívida que tem para com a entidade que lhe emprestou o dinheiro. Estas dívidas podem ser a organismos do Estado, como a Autoridade Tributária e Aduaneira, a Segurança Social ou a uma Câmara Municipal. Ou podem ser a um banco que emprestou o dinheiro através de um crédito à habitação. 

Os tipos de casas penhoradas para venda vão sempre depender do respetivo credor. Geralmente, é mais fácil comprar casas penhoradas porque o Estado ou os bancos pretendem recuperar os montantes em dívida e não acumular património. O processo de compra irá variar sempre de acordo com o credor. 


 
floresta IMOBILIÁRIA - facebook

 

Onde encontrar casas penhoradas?

 
Se procura casas penhoradas para venda, é importante saber que o pode realizar em diversos sites. 

No caso de procurar casas penhoradas Finanças, o modo mais conhecido de comprar é através de um leilão eletrónico. Porém, existe ainda a possibilidade de comprar casa mediante proposta em carta fechada e ainda por negociação particular. Para isso, basta consultar o Portal das Finanças.

Se pretende descobrir onde comprar imóveis penhorados pela Segurança Social, saiba que geralmente estas casas são adquiridas através de um concurso público. Para saber mais, deve consultar os imóveis disponíveis em leilão no site da Segurança Social – Património Imobiliário.

E como comprar casas penhoradas pelos bancos? Pesquise nos sites dos vários bancos e até junto das diversas agências imobiliárias da sua região. 

Embora não seja uma situação muito comum, também as Câmaras Municipais colocam alguns imóveis penhorados à venda. Visite os seus sites ou peça diretamente informação para poder acompanhar todas as situações. 

Outro site a que deve estar atento é o E-leilões, onde existem muitas casas penhoradas vendidas através de leilões pela Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução.

 
casas penhoradas
 

Cuidados a ter em conta antes de comprar casas penhoradas 


Depois de perceber melhor os tipos de casas penhoradas e onde as encontrar, descubra alguns cuidados que deve ter:
  • Leia cuidadosamente todo o anúncio e verifique em que categoria está inserido;
  • Confirme várias vezes o valor base da casa penhorada que lhe interessa;
  • Tenha em atenção que para além do valor da casa penhorada, existem um conjunto de outras despesas e impostos que precisará de pagar;
  • Visite o imóvel em questão antes de licitar ou comprar;
  • Procure fazer uma avaliação do imóvel antes de comprar, de forma a perceber o seu estado de conservação e se vale a pena investir;
  • Caso escolha participar em leilões, evite licitar em mais do que um imóvel em simultâneo, pois pode ganhar ambas as licitações e ter problemas se não as conseguir pagar;
  • Garanta que o imóvel não está penhorado a mais do que uma entidade;
  • Verifique se a venda é do imóvel na totalidade ou apenas de uma parcela;
  • Certifique-se de que a casa penhorada está desabitada;
  • Procure saber se o proprietário tem herdeiros, de modo a evitar lidar com o direito de remissão. Os herdeiros podem comprar a casa pelo valor fechado em leilão.

Comprar casas penhoradas pode ser uma boa solução para a sua habitação própria ou para realizar investimentos. 

Se pondera esta opção, entre em contacto com a floresta IMOBILIÁRIA para encontrar todo o apoio que necessita. Existem riscos que podemos ajudar a prevenir, bem como auxiliá-lo em todo o processo. 
 
quero vender a minha casa