Se pretende comprar um terreno, deve sempre procurar informar-se ao máximo, de modo a evitar surpresas indesejadas. É um processo complexo, que envolve sempre custos. 

Neste momento deve estar a perguntar-se: “mas afinal o que preciso de saber antes de comprar um terreno?”. Para comprar terreno com segurança e evitar surpresas indesejadas, preparamos alguns pontos que deve ter em conta: 
 

1. Conhecer bem terrenos para venda


Se já tem alguns terrenos em vista, procure informar-se sobre alguns aspetos relevantes, como por exemplo as infraestruturas. Deve perceber se o terreno está integrado numa rede de esgotos, se tem fornecimento de energia elétrica, de águas ou de iluminação pública. As ruas ao redor estão pavimentadas? Tem zonas dedicadas a passeios?  

Caso o terreno não possua estas características, saiba que precisará sempre de um investimento adicional para as obter. E claro, isso também ajudará a avaliar o preço do terreno. 

 
floresta IMOBILIÁRIA - Instagram
 
 

2. Consultar e dominar a legislação


Se pretender um terreno para construção, deve prestar atenção a alguns documentos, como o Plano Diretor Municipal. Este documento serve para orientar a ocupação do solo urbano e pode ser consultado junto da Câmara Municipal da zona onde o terreno está localizado ou mesmo nos sites das instituições municipais.

De que servirá comprar terreno para construção e depois vir a descobrir que não poderá construir ou estar sujeito a diversas condicionantes? 

Previna-se deste tipo de situações. 
 

3. Estudar bem a localização do terreno a comprar


Um dos fatores mais importantes nos terrenos à venda é a localização. Existem alguns pormenores que deve analisar sempre antes. 

Um dos mais importantes é a exposição solar, especialmente se pretende comprar terreno para construção. Sem sol direto a bater, irá sempre ter uma casa mais fria, húmida e consequentemente perderá valor. Também deve analisar a desobstrução das vistas e a possibilidade de ter sombras causadas por edifícios das imediações. 

Ao estudar a localização, também deve ter em conta a vizinhança dos terrenos ao redor. Verifique também as condições de acesso ao terreno e se está bem servido a nível de escolas, hospitais e supermercados.

Outro detalhe muito importante são as características morfológicas do terreno, pois por vezes podem condicionar ou inviabilizar projetos de construção de imóveis. Com a ajuda de um profissional especializado, verifique a composição do solo, se o terreno tem declives acentuados e outras condições que possam dificultar a construção.

 
comprar terreno para construção

 

4. Consultar um técnico que o ajude a comprar terreno


Seja para verificar com mais detalhe e experiência as condições do terreno ou para analisar as diversas opções que tem em cima da mesa, consultar um técnico ou profissional especializado nesta área é sempre uma boa opção. 

Não tente realizar tudo sozinho. O preço a pagar posteriormente por algumas situações que não salvaguardou, poderá ser muito maior…

Na floresta IMOBILIÁRIA, temos uma equipa especializada nesta área que o podem ajudar em todo o processo. Desde o crédito para comprar terreno e construir até ao contrato promessa de compra e venda terreno.
 

5. Compra terreno impostos: Calcular os impostos e taxas a pagar


Ao comprar um terreno, existem taxas e impostos que deve pagar, como o IMI, o IMT e as taxas municipais para construção. Ou seja, precisará sempre de um orçamento maior do que o preço do terreno. 

Calcular previamente estes valores podem ajudá-lo a tomar melhor a decisão. Na Floresta IMOBILIÁRIA, ajudamos também neste processo e realizamos todas as simulações para que esteja sempre informado de todos os impostos que precisa de pagar. 

Depois de perceber melhor como comprar terreno e de todos os cuidados que deve ter neste processo, entre em contacto connosco. Podemos ajudar a encontrar o melhor terreno para si e a acompanhá-lo ao longo de todo o processo para não ter surpresas indesejadas. 

 
quero vender a minha casa