Depois de tomada a decisão de vender casa, surgem sempre dúvidas e é preciso esclarecer questões importantes, tais como, se deve ou não contratar uma agência imobiliária.

Vender um imóvel implica prepará-lo e, posteriormente, seguir uma série de etapas, procedimentos, questões legais e contratuais. Portanto, é insuficiente desejar fazer negócio. É necessário disponibilidade de tempo, ter conhecimento do mercado imobiliário e, para além disto, todo o processo exige trabalho de pesquisa.

Embora exista a possibilidade de negociar diretamente com potenciais compradores, esta opção é sinónimo de mais trabalho, mais riscos e menor visibilidade. Na hora de vender casa, contratar uma agência imobiliária é uma mais-valia para uma venda rápida, simples e sem dores de cabeça.

Assim sendo, reunimos as principais razões que justificam a decisão de vender casa através de uma agência imobiliária.

8 Razões para vender casa através de uma agência imobiliária

 


1. Estudo de mercado imobiliário

Ao contratar uma agência imobiliária, sabe que pode contar com consultores imobiliários que conhecem ao pormenor o mercado e elaboram um estudo de mercado imobiliário, que inclui:

  • Documentação técnica;
  • Procedimentos contratuais;
  • Certificado energético;
  • Inspeções;
  • Avaliação imobiliária;
  • Escrituras;
  • Tempo de absorção dos imóveis;
  • Preços praticados;
  • Zonas mais procuradas ou de maior oferta;
  • Público-alvo a quem um imóvel poderá interessar.

Estes são conhecimentos que uma agência imobiliária dispõe, fazendo todo o trabalho de casa por si e aconselhando-o da melhor forma possível.


estudo de mercado imobiliário 

2. Visibilidade digital

Atualmente, a visibilidade digital é uma grande mais-valia no mercado imobiliário, dado que ao recorrer a uma agência imobiliária beneficia dos meios de publicidade e canais digitais, que logicamente uma pessoa em nome individual não dispõe. Exemplo disto são as reportagens fotográficas e vídeos 360º, de qualidade profissional que permitem espelhar o que de melhor um imóvel tem para oferecer.

Para além disto, ao vender casa através de uma agência imobiliária, o alcance é superior, dado que dispõem de ferramentas de marketing e da experiência necessária para pesquisar, promover e destacar imóveis, segmentando o mercado, de forma que o anúncio chegue ao público-alvo e, consequentemente, se concretize a venda mais rapidamente.

3. Identificação do público-alvo

Quando a comunicação da venda do imóvel não é direcionada para um público específico, além de não atingir o consumidor-alvo do imóvel, está a atrair visitas que jamais se converterão em vendas, estando assim a perder tempo.

4. Avaliação imobiliária justa

Regra geral, os proprietários de um imóvel não têm noção do valor de um imóvel. Este depende, não só das características e condições do mesmo, tais como o estado, a necessidade de remodelações e a localização, como também dos preços praticados no mercado para propriedades semelhantes.

Quando o proprietário define o preço sozinho, há a possibilidade de o mesmo estar acima do mercado ou, por outro lado, há também o risco de definir um valor abaixo do valor de mercado. Já os consultores imobiliários estabelecem um valor justo, a partir de um estudo de mercado imobiliário.


avaliação imobiliária  

5. Gestão das visitas à casa

Durante todo o processo para vender casa, vai precisar de tempo para atender o telefone, responder a questões, agendar visitas, estar presente para acompanhar e esclarecer os potenciais clientes e ainda anunciar nas redes sociais ou em sites. Tudo isto com a maior prontidão possível.

Ao contratar uma agência imobiliária não tem de se preocupar com nada disto! Não precisa de alterar a sua agenda, visto que os consultores imobiliários estarão disponíveis para acompanhar o processo diariamente, dando resposta a potenciais clientes, via email, telefone ou presencialmente.

6. Segurança do negócio

Um dos maiores obstáculos de vender casa de forma individual é que esta tarefa exige a assinatura de um contrato de compra e venda, onde deve constar muito mais que o valor acordado e o nome dos intervenientes o que implica questões legais e burocráticas que exigem a contratação de um advogado.

Caso entregue esta missão a consultores imobiliários, estes saberão na perfeição quais os documentos necessários, independentemente do tipo de negociação e serão eles os responsáveis pelo contrato promessa compra-venda. As agências imobiliárias analisam, ao pormenor, todos os documentos, de forma a garantirem a veracidade dos mesmos, podendo assim realizar o negócio tranquilamente e de forma segura, pois sabe que está tudo devidamente tratado e que o pagamento é efetuado com segurança.

7. Angariação de clientes

As agências imobiliárias têm uma vasta rede de contactos, de não só de potenciais clientes, como também parceiros de negócio, o que pode ser fulcral no momento de encontrar o comprador ideal para vender a sua casa.

8. Valorização da sua casa para venda

A visita de um potencial comprador é a primeira e única hipótese de o impressionar positivamente. Antes de colocar uma casa à venda, existe uma série de procedimentos que a podem sobrevalorizar, desde uma limpeza a fundo a aplicações do conceito de home staging ou outros benefícios que se considerem aplicáveis ao imóvel em causa. Alterações como estas podem fazer toda a diferença e acrescentar valor de forma significativa.

Contratar uma agência imobiliária é, sem dúvida alguma, uma mais-valia. Tanto para quem pretende comprar, como para quem deseja vender casa. Consultores imobiliários são profissionais especialistas no assunto e ajudam-no sobre as melhores ofertas disponíveis, ao melhor preço e adaptadas aos seus requisitos.

Somos uma agência focada no acompanhamento do cliente desde o início até ao fim do processo de vender casa. Fale connosco e saiba como podemos ajudá-lo a vender a sua casa.

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